CNH Digital: saiba como consultar e ver suas multas online!

- Publicitate -

O sonho de milhares de brasileiros é possuir um carro ou moto para poder se locomover até os seus destinos. Afinal, sabemos que a experiência de precisar pegar táxi, Uber ou até mesmo ônibus nem sempre é positiva. Contudo, perante a lei, precisamos ter nossa CNH para poder dirigir. Seja ela a física ou a CNH Digital.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também é conhecida no Brasil como Carteira de Motorista. Inclusive, caso você seja parado pela polícia em algum procedimento de rotina, provavelmente vão pedir apenas seus documentos, ou vão chamar de “Carteira”. Ou seja, esteja atento às nomenclaturas. 

- Publicitate -

Se você sonha em ter seu carro ou moto, saiba que esse é um documento obrigatório para todos que estejam dirigindo, seja moto ou carro. Inclusive, mesmo que o carro seja alugado ou emprestado, você ainda precisa ter sua CNH. Atualmente, a CNH contém dados como número do CPF, fotografia, número do RG e outras informações essenciais sobre o condutor.

Conheça a CNH digital

cnh digital
(Reprodução: Estradas)

É impressionante como as empresas e o próprio Governo se dedicam em usar as ferramentas que a internet possui para facilitar o trabalho dos usuários. Isso é incrível. Afinal, a internet possibilita que você resolva problemas complexos sem precisar se levantar da cadeira da sua casa.

Usando seu aparelho celular, você consegue desde resolver problemas envolvendo seus documentos, como criar um CPF online sem precisar sair de casa, até outras questões, como realizar sonhos, por exemplo, comprar um carro através de apps de leilões. Ou seja, hoje podemos resolver muitos problemas sem precisar enfrentar filas e burocracias tradicionais.

Com a CNH não é diferente. Para facilitar a vida dos condutores, agora é possível emitir sua CNH através das plataformas digitais: a CNH Digital. Dessa forma, você apenas precisará portar sua CNH Digital no celular e apresentá-la quando necessário. Além disso, através do aplicativo, você pode consultar informações referentes a sua situação perante sua CNH.

Um ótimo exemplo é que você consegue consultar multas através do aplicativo mobile do CNH Digital. Dessa forma, você não precisa enfrentar filas para descobrir algo tão simples. Essa é, sem dúvidas, uma ferramenta capaz de facilitar a vida de muitas pessoas.

Como a CNH Digital funciona?

cnh
(Reprodução: Guia Trânsito)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial (e obrigatório) que comprova a habilidade de um indivíduo em conduzir veículos. A CNH possui diferentes categorias que vão ser referentes aos tipos de veículos que o indivíduo em questão provou ter domínio através de uma prova.

Está havendo uma tendência da digitalização dos principais documentos. Dessa forma, a Carteira Nacional de Habilitação não foge deste caminho e você já pode possuir a sua CNH Digital. Dessa forma, faz com que você não precise estar sempre com o seu documento físico para poder se locomover com seu veículo.

Saiba como emitir sua CNH Digital

Agora que você já sabe tudo sobre a CNH tradicional e também sobre a CNH Digital, incluindo suas principais vantagens, deve estar se perguntando como pode fazer para emitir a sua, estou certo? Se sim, pode ficar tranquilo(a) que iremos te orientar sobre como conseguir emitir a sua.

Primeiro, saiba que você terá que ter a versão física do documento em mãos para poder emitir sua CNH Digital. Lá haverá um QR Code que te auxiliará no processo. Talvez seu documento não tenha o QR Code, portanto, isso deve significar que você não possui a versão mais recente do documento.

Se este for seu caso, deverá solicitar a segunda via ou renovação do documento. Afinal, este QR Code será importante para que você consiga emitir sua CNH Digital. Agora que você provavelmente já tem o seu QR Code em mãos, deverá acessar o portal da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Caso tenha dificuldade em achar o portal, basta clicar aqui.

Tendo entrado no portal, agora você terá que clicar na opção “cadastro”. Será solicitado alguns dados. Dessa forma, você vai preencher todos os campos com os dados corretos. Tendo feito essa etapa, vão te enviar um e-mail para que você possa confirmar seu cadastro. Portanto, use um e-mail válido e que você tenha a senha!

Agora que você já realizou essa etapa, vai precisar baixar o aplicativo da CNH Digital. O título do aplicativo nas lojas é Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo está disponível para Android (na Google Play Store) e para iOS (na App Store), portanto, você pode baixar no seu aparelho independente do sistema operacional.

Depois de baixar o aplicativo no seu aparelho celular, você vai abrir ele. O aplicativo vai te solicitar um código que foi enviado para o seu e-mail pelo Senatran. O próximo passo é realizar uma identificação biométrica facial, como comprovação de que é realmente você usando o aplicativo.

Por fim, você vai informar seu número de celular e escolher uma senha que será composta por quatro dígitos. Essa senha será usada sempre que você for tentar usar o aplicativo, portanto, use uma que você irá se lembrar.

Descubra como consultar a CNH Digital e ver suas multas

cnh 2
(Reprodução: Carro Esporte Clube)

Para você verificar sua CNH Digital não será difícil. Basta abrir seu aplicativo Carteira Digital de Trânsito e informar sua senha de quatro dígitos. Na tela inicial vai haver algumas diferentes alternativas, você vai escolher a que o nome é “Habilitação”. 

Contudo, talvez seu objetivo seja consultar suas multas on-line. Dessa forma, você também vai conseguir através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Você vai abrir seu aplicativo normalmente. Na tela inicial vai haver algumas opções, você vai clicar na que tem o nome “Infrações”. 

Depois que você clicar na opção “Infrações”, vão aparecer dois tipos de infrações: por veículo ou por infrator. Dessa forma, você vai escolher a que você tem interesse de consultar.

Preciso usar o aplicativo para realizar consultas?

Costumamos recomendar o aplicativo por ser mais fácil de usar. Normalmente, os aplicativos costumam ser mais fluídos do que os portais na internet. Mas caso você não tenha memória suficiente no seu aparelho celular para baixar os aplicativos, você pode realizar os processos através do site da Senatran.

Para consultar sua CNH Digital no site da Senatran, você vai precisar entrar no portal e realizar o log-in usando sua conta Gov.br.  Em seguida, você vai seguir o mesmo passo a passo do aplicativo. Já para consultar multas, você vai realizar o log-in da mesma forma, escolher o tipo de infração e pronto, já terá acesso as informações.