FGTS untuk pembiayaan: cari tahu cara berinvestasi di rumah Anda sendiri!

- Periklanan -

O FGTS para financiamento, modalidade que ficou disponível há pouco tempo, surgiu para ajudar os trabalhadores a investirem no sonho da casa própria. Apesar de ter algumas regras a serem cumpridas – como qualquer outro financiamento –, utilizar o dinheiro do FGTS pode ser uma boa saída!

Antes de partir para pedir o seu financiamento, é importante que você confira o seu saldo do FGTS (explicaremos melhor como no próximo tópico) e veja se o seu imóvel e o seu nome como titular cumprem os requisitos necessários para fazer a solicitação.

- Periklanan -

Não são poucos os requisitos para pedir o FGTS para financiamento de um imóvel e também pode ser um pouco difícil de entender onde esse dinheiro entra. Por isso, preparamos esse texto e esperamos tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe o artigo!

O que é o FGTS? Quem tem direito?

Para que você possa utilizar seu FGTS para financiamento, é preciso entender o que é esse benefício que, respondendo a segunda pergunta, todos os trabalhadores têm direito: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Durante seu trabalho em qualquer empresa, o seu empregador é obrigado a depositar 8% do seu salário todos os meses em uma conta da Caixa Econômica Federal. Essa conta servirá como uma poupança para proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa e você pode consultá-la de duas formas: pelo site da Caixa, clicando aqui, ou pelo aplicativo do FGTS, que deixaremos os links para baixar abaixo.

304
(Imagem/Reprodução: Nova Época Imóveis)

Essa é a principal situação, mas também há outros motivos mais específicos em que você pode solicitar seu FGTS, como o saque-aniversário ou o saque extraordinário. E se você deseja comprar ou construir o seu imóvel, também pode usar o FGTS para financiamento. Acompanhe abaixo a explicação!

Baixe: iOS | Android

FGTS para financiamento de imóveis: como solicitar? Quais são as condições?

A primeira coisa que precisamos explicar sobre o FGTS para financiamento é que ele pode ser utilizado como entrada do valor do imóvel, na hora da contratação, e constituir parte do pagamento ou do valor total do bem.

 FGTS para financiamento
(Imagem/Reprodução: Salário Mínimo 2023)

Esse dinheiro, dependendo de quanto você tenha na sua conta, pode ser usado para diminuir em até 80% o valor das prestações durante 12 meses consecutivos ou para comprar diretamente o imóvel. Tudo dependerá se você segue ou não as condições que são pedidas:

  • Pelo menos 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, em qualquer empresa ou empresas;
  • O interessado não deve possuir outro financiamento ativo e nem ser proprietário de outro imóvel residencial urbano no lugar em que vive ou trabalha;
  • O imóvel não pode passar de R$1.500.000,00;
  • Deve ser residencial e moradia do titular do financiamento;
  • Não ser imóvel rural ou comercial.

O FGTS para financiamento também não pode ser utilizado para aumentar ou reformar o imóvel, comprar materiais de construção e nem imóveis para dependentes do titular ou outras pessoas. Apesar de serem muitas regras a seguir, o dinheiro do FGTS pode ser uma salvação para quem quer financiar sua casa própria! Entenda melhor no site da Caixa.

Leia também: Conheça o incrível aplicativo que paga para andar; veja como baixar!

Agora que você entendeu que pode utilizar o FGTS para financiamento…

O FGTS para financiamento pode ajudar muitas pessoas que precisam de dinheiro para finalmente comprar a casa própria dos sonhos. Apesar de ter seus limites e não poder ser usado em outras coisas, como reformas, é um valor que com certeza vai diminuir as despesas!

Esperamos que esse texto tenha tirado as suas dúvidas sobre esse benefício. E caso você queira ler mais artigos informativos como esse, inclusive sobre o próprio benefício do FGTS, clique aqui e conheça o nosso blog, O Seriador!