Aflați cum să verificați PIS/PASEP online în doar 5 minute

- Publicitate -

Alguém ou algum lugar está solicitando o seu número do PIS ou PASEP e você não lembra de cabeça? Aprenda a consultar seu PIS/PASEP online em nosso artigo e evite complicações e filas em bancos!

Vamos ensinar também a conferir quanto de dinheiro tem no seu PIS/PASEP de forma online e fácil, de onde você estiver e quando precisar. Assim, você poderá saber o quanto já acumulou nesse benefício e organizar-se para sacar esse dinheiro se quiser.

- Publicitate -

Mas antes, vamos explicar de um jeito simples o que são os números do PIS e do PASEP. O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição que as empresas privadas depositam na conta de seus funcionários a cada mês. O Programa de Formação do Patrimônio Público (PASEP) é a mesma coisa, porém para os funcionários públicos.

Para que serve o PIS/PASEP?

Tanto o PIS como o PASEP são benefícios e direitos de todo trabalhador brasileiro. Esses números são únicos para cada pessoa e criados quando a pessoa consegue o primeiro emprego ou faz a Carteira de Trabalho.

Os dois benefícios constroem o Fundo PIS/PASEP, controlado pelo Governo Federal, e que desde 2020 está incorporada ao FGTS. Para saber mais sobre como consultar seu FGTS online, clique aqui.

consultar o PIS/PASEP online
(Imagem/Reprodução: Brasil 123)

Basicamente, o PIS/PASEP serve para você receber benefícios sociais como seguro-desemprego, abono salarial e o próprio FGTS, por exemplo. Para saber como consultar o seu PIS/PASEP online, continue lendo nosso texto!

Como consultar o PIS/PASEP online

Há várias maneiras de consultar o PIS/PASEP online e saber quanto de dinheiro você tem para receber. Não se preocupe: nós vamos explicar para você como consultar o PIS/PASEP online de duas formas diferentes para que você escolha a mais fácil.

Você só vai precisar do seu celular, de acesso à internet e do número do seu CPF. Caso não tenha esse número em mãos também, veja aqui como consultar ou fazer o CPF online também.

PIS/PASEP online pelo aplicativo CAIXA Trabalhador

O aplicativo Caixa Trabalhador é a primeira forma de consultar o seu PIS/PASEP online. Ele está disponível para baixar nas lojas de aplicativo do seu celular, Android ou iOS. Clique no link abaixo da sua loja e baixe o app, depois retorne para ver o passo a passo:

Baixe aqui: ANDROID/IOS

Agora que você já baixou o app Caixa Trabalhador, siga o passo a passo a seguir para consultar seu PIS/PASEP online e ver quanto de dinheiro você tem disponível: abra o app e acesse com seu CPF; caso não tenha cadastro, faça o seu e crie sua senha. Verifique seu e-mail; na tela inicial do app, selecione “Meu NIS”, que é o mesmo número do PIS/PASEP.

PIS/PASEP online pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, você também consegue ver o seu PIS/PASEP online bem facilmente. Clique no botão abaixo e faça o download do app em seu celular, depois faça o login por sua conta gov.br e volte para cá para ver o passo a passo.

Baixe aqui: ANDROID/IOS

Conseguiu baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e acessar a sua? Agora clique em “Contratos” e depois no nome da sua empresa atual e no símbolo “+”. Você vai ter acesso aos dados do seu contrato e poderá encontrar o seu PIS/PASEP online.

Como sacar o valor do PIS/PASEP online?

Agora que você já aprender a conferir o seu PIS/PASEP online e sabe quanto de dinheiro você tem nesse Fundo, provavelmente quer entender como sacar esse valor, não é mesmo? 

Bem, é possível sacar o PIS/PASEP online como um Abono Salarial de 1 salário mínimo a cada ano de acordo com um calendário do mês de aniversário do empregado. Para isso, você precisa cumprir estes requisitos: 

  • Ter seu número PIS/PASEP por pelo menos 5 anos;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira de trabalho assinada nos últimos 12 meses;
  • Ter recebido em média até 2 salários mínimos neste período;
  • Ter tido seus dados informados corretamente pela empresa em que trabalhou.

Para sacar o PIS/PASEP online, acesse o site da Caixa (se você é trabalhador de empresa privada) ou o site do Banco do Brasil (se você é funcionário público). Para sacar o PIS na Caixa ou em Lotéricas, tenha em mãos o seu Cartão Cidadão.

Nosso artigo foi útil?

Esperamos ter ajudado você a encontrar o seu número PIS/PASEP online sem complicações! Comente em nosso texto e compartilhe com quem você mais gosta! Para mais conteúdos como esse, visite nosso site Serialul!