CNH de graça: saiba se você tem direito e como conquistar!

- Publicitate -

Possuir uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode te dar muitas oportunidades. Afinal, é um documento que vai permitir que você possa dirigir veículos, que podem ser carro, moto ou alguns veículos mais específicos. Claro que vai depender da categoria de CNH que você possui. Ter uma CNH de graça é o sonho de muitos, por isso que existe a CNH Social.

Projetos como este que visam possibilitar que brasileiros conquistem uma CNH de graça é muito importante pois pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Portanto, vamos valorizar a oportunidade e compartilhar essa matéria para que o máximo de pessoas possíveis tenham acesso às informações contidas nessa matéria.

- Publicitate -

As informações abaixo estão divididas e classificadas de uma forma que você consiga visualizar todas as fases do projeto. Além disso, queremos que você consiga focar nos pontos que mais te fazem ter dúvidas. Portanto, preste atenção em todo o conteúdo e aproveite a chance.

O que é a CNH Social?

cnh de graça
(Reprodução: Garagem 360)

O programa, na verdade, não deve ser chamado de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Social. O nome correto é Programa de Habilitação Social. Entretanto, vamos chamar de CNH Social para facilitar a comunicação, tendo em vista que muitos portais estão usando esse título para se referir ao novo projeto. 

Esse programa social se caracteriza por se tratar de uma oportunidade para que pessoas de baixa renda consigam ter acesso a sua primeira CNH, ou então, a renovação da sua Carteira Nacional de Habilitação. 

É importante destacar que a CNH é fundamental para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Afinal, é um documento que consegue abrir muitas portas. Todavia, a ausência desse documento é responsável por fechar muitas portas. Por isso, pensando nessa importância do documento, o Governo Federal criou essa oportunidade.

O objetivo da CNH Social é que os participantes do projeto consigam ter isenção referentes às taxas do Detran. Além disso, os participantes do projeto ainda conseguem realizar os exames médicos e as aulas teóricas e práticas de forma totalmente gratuita. O ponto das aulas é importante, afinal, é uma das partes mais caras do processo.

Por qual motivo querer CNH?

Se você é mais jovem, pode ter a dúvida que deu título a este bloco de texto. Todavia, os mais velhos sabem que possuir uma CNH pode fazer diferença na hora de conseguir um emprego. Muitas empresas exigem que seus funcionários possuam uma CNH. Portanto, conseguir uma CNH de graça pode te ser muito útil.

Além disso, caso você seja um jovem apaixonado pelos estudos e queira tentar conseguir uma vaga em um concurso público, saiba que muitos concursos exigem que você tenha uma CNH. Portanto, recomendo que leia o edital do concurso que você tem interesse para que você tenha ainda mais um motivo para tentar ter sua CNH de graça.

Além disso, caso você tenha carro, ainda pode tentar oportunidades de trabalho através de aplicativos de transporte, como Uber Este 99 Táxi. Portanto, você já deve ter percebido que, caso você não tenha uma CNH, talvez acabe perdendo muitas oportunidades de emprego. Portanto, busque já a sua.

Quais documentos são necessários?

cnh 1
(Reprodução: One Translations)

Esse é, provavelmente, um dos tópicos mais importantes dessa matéria. Afinal, possuir documentos específicos são alguns dos principais pontos quando você deseja conseguir uma vaga em algum projeto do Governo. Portanto, preste atenção na seguinte lista de documentos para que não te falte nada.

Alguns dos itens abaixo podem te favorecer para que você conquiste sua vaga. Portanto, não precisa cumprir todos os itens. Leve apenas os documentos que correspondem aos itens que te contemplam. Confira abaixo:

  • Estar desempregado há mais de 12 meses;
  • Recebe até dois (02) salários mínimos;
  • É ex-presidiário; 
  • É agricultor;
  • Não possuir registro de carteira assinada;
  • É aluno da rede pública de ensino e possuir um ótimo rendimento acadêmico;
  • É beneficiário de auxílio do Governo;
  • É trabalhador no setor de transporte;
  • Estar inscrito no Cadastro Único.

Se você atende aos itens listados acima, então reúna os documentos que comprovam isso para poder provar que você realmente está sendo representado pelos pontos. Além disso, saiba que quanto mais itens acima você conseguir comprovar, melhor é para você conseguir sua CNH de graça.

Qual é o público da CNH Social?

Infelizmente, não são todos os brasileiros que se caracterizam como público alvo deste projeto que visa possibilitar conquistar sua CNH de graça. Portanto, é importante que você entenda que este projeto é destinado aos brasileiros que precisam conquistar ou renovar sua CNH para poder trabalhar. Ou seja, é um incentivo ao trabalho.

Quais as datas que preciso prestar atenção?

Infelizmente, não consigo saber de qual estado em específico você é. A CNH Social é um projeto desenvolvido para permitir que pessoas do Brasil inteiro consigam uma CNH de graça. Contudo, a gestão do projeto conta com a participação dos Detran de cada estado. Portanto, você precisa pesquisar especificamente pelo seu estado.

Portanto, você precisa estar atento às datas e informações específicas do Detran do seu estado. Não perca tempo, busque agora mesmo as informações do seu estado para que você não perca a oportunidade. Afinal, pode ser essencial para que você consiga sua CNH de graça.

Aproveite e emita sua CNH Digital

cnh 1
(Reprodução: Detran – BA)

Os documentos estão passando por uma tendência de se tornarem digitais. Dessa forma, você consegue ter acesso aos seus principais dados através de aplicativos seguros. Portanto, caso você tenha esse interesse, basta clicar aqui e ler nossa matéria sobre a CNH Digital.

Esse documento poderá ser emitido logo após você conseguir conquistar sua CNH de graça através deste projeto. Contudo, caso você não seja contemplado e tenha que pagar para conquistar a sua CNH, saiba que você também pode conseguir emitir sua CNH Digital. Aproveite todos os benefícios que esse documento pode te oferecer.

+ Descubra se você tem acesso ao Auxílio Brasil!

Gostou da matéria?

Essa matéria é destinada a te ajudar para que você consiga conquistar a incrível oportunidade de ter uma CNH de graça. Contudo, saiba que temos um portal inteiro focado em ajudar as pessoas na internet a conseguirem ter acesso aos seus direitos e a entretenimento de forma gratuita.