Come ottenere la cittadinanza europea in 4 modi!

- Pubblicità -

A quantidade de brasileiros que encontram oportunidades de trabalho e estudo fora do país cresce exponencialmente todos os anos. Caso você queira se tornar mais um desses e pretende ir para a Europa em um futuro próximo, se planeje como conseguir cidadania na Europa com nosso artigo de hoje.

Em nossa postagem, você ficará por dentro das quatro formas mais comuns de se conseguir uma das coisas mais sonhadas de qualquer estrangeiro que chega ao velho continente, e que também é bem mais fácil de ser atingido comparado à cidadania norte-americana, por exemplo.

- Pubblicità -

Portanto, comece de vez a planejar por completo como será a sua experiência, seja de trabalho ou estudo, quando realizar seu sonho de ir para a Europa em busca da realização de todos os seus sonhos e objetivos.

O que é a Cidadania Europeia?

A cidadania europeia é uma série de direitos e privilégios que um cidadão “europeu” possui, sendo um complemento à sua cidadania nacional – dessa forma, antes de possuir a cidadania europeia, é necessário possuir a cidadania de algum país europeu.

european union flag blue background
(Bandeira da União Europeia | Imagem/Reprodução: Freepik) | Como conseguir cidadania na Europa de 4 formas!

Como mencionado, a cidadania europeia, criada oficialmente em um tratado assinado em 1992, traz uma série de benefícios à seus portadores, entre eles: liberdade de movimento e residência em qualquer país membro da União Europeia; exercícios políticos para votar e candidatar-se durante às eleições locais e europeias; e por fim, direito de proteção pelas autoridades diplomáticas de estados membros da UE.

1. Direito de sangue

Abrindo nossa lista de formas para conseguir cidadania na europa, começamos com o famoso “Jus sanguinis”, ou “direito de sangue” em português. Basicamente, ele garante cidadania a algum indivíduo a partir de sua ancestralidade e/ou origem étnica.

Para conseguir a cidadania europeia a partir dessa forma será necessário organizar inúmeros documentos, incluindo traduzir a maioria deles para a linguagem local, um processo que pode chegar perto de 20 mil reais.

Saiba mais sobre como cada país lida com o direito à cidadania por sangue!

2. Casamento

Para muitos essa é a forma mais fácil – se for feito dentro da lei, obviamente, já que conhecemos inúmeros casos de falsidade nesse formato. Casar-se com algum nativo de algum país europeu é uma das formas de como conseguir cidadania na Europa, 

A possibilidade de ganhar cidadania europeia acontece após completar-se 3 anos de casamento. Porém, a pessoa que está aplicando para cidadania precisa ainda passar por um teste de proficiência da língua local – comprovando ser fluente no idioma.

Come ottenere la cittadinanza europea in 4 modi!
(Imagem/Reprodução: Freepik) | Como conseguir cidadania na Europa de 4 formas!

Vale lembrar que os documentos de comprovação de relação com o nativo serão necessários também. O tempo para a cidadania ser aceita demora no máximo 2 anos, no entanto, leva metade dessa estimativa caso o casal já possua filhos.

LEGGI ANCHE: Vola con i biglietti aerei Decolar e ottieni 3 vantaggi!

3. Residência

Assim como em qualquer outro país no mundo, os países europeus também garantem cidadania aos estrangeiros que possuam residência dentro de seu território, sendo essa mais uma das formas de como conseguir cidadania na Europa.

Para conseguir a Cidadania Europeia através desse método é necessário que você esteja vivendo legalmente no país por no mínimo 5 anos, um tempo bem curto considerando que você planeje viver de vez no velho continente.

Além do requisito já citado, será necessário comprovar proficiência no idioma local – fazer provas como o TOEFL/IELTS, por exemplo -, comprovar o pagamento de impostos nos últimos 5 anos e outros documentos que seguem essa linha.

4. Investimentos

Fechando nossa lista de formas para como conseguir cidadania na Europa, temos um método bastante popularizado pelos Estados Unidos da América. Existem três tipos de investimentos nessa categoria:

O primeiro deles é o fomento da economia através de investimentos empresariais. O segundo deles é através do mercado imobiliário, investindo na compra de imóveis. O terceiro e último é investimentos financeiros.

É importante notar que países com economias mais fortes exigem um número maior de investimentos – o Reino Unido, por exemplo -, enquanto que países com economias menores exigem um investimento bem mais em conta – Malta é um bom exemplo.

Gostou de saber formas de como conseguir cidadania na europa?

E aí, o que achou das quatro maneiras mais comuns de como conseguir cidadania europeia? Esperamos ter ajudado você a começar de vez a planejar seu sonho de se mudar ao velho continente e conseguir se tornar um cidadão por lá.

Se você gostou de nosso artigo de como conseguir cidadania na Europa, recomendamos que continue acessando diariamente o nosso site, o La serie, para ter acesso a mais artigos como esse sobre como obter cidadanias e também viajar ao redor do mundo inteiro.