Scopri come iscriverti a Young Apprentice 2022!

- Pubblicità -

Se você é um jovem com pouca experiência no mercado de trabalho, então provavelmente deve ter percebido que é difícil conseguir oportunidades nessas condições. Principalmente agora que muitas empresas têm reduzido a quantidade de vagas e priorizado aqueles que têm um currículo mais extenso. Esse fato desestimula muitas pessoas que têm vontade de trabalhar mas que não conseguem encontrar oportunidades válidas.

Felizmente, há formas de você se candidatar a programas que têm o objetivo de introduzir jovens dedicados ao mercado de trabalho, que é o caso do Jovem Aprendiz. Se você está nesta matéria então provavelmente tem interesse em participar do programa e tentar ser um dos merecedores das vagas.

- Pubblicità -

As inscrições para o Jovem Aprendiz 2022 são feitas através da organização CIEE. Aliás, se você está entrando no mercado de trabalho, precisa saber que conhecer a organização que está na organização de um projeto assim é um passo importante para garantir sua vaga. Então, vamos conosco conhecer os detalhes da edição 2022 do Jovem Aprendiz?

Você conhece o programa Jovem Aprendiz?

jovem aprendiz
(Reprodução: Inscrições 2022)

Apesar de ser um programa muito conhecido no Brasil, há muitas pessoas que responderiam “não” para a pergunta “você conhece o programa Jovem Aprendiz?”. Portanto, recomendamos que você compartilhe essa matéria para o máximo de pessoas que você conhecer. Afinal, muitos jovens podem estar perdendo oportunidades por não conhecer mais a fundo sobre esse programa.

Pois bem, o Jovem Aprendiz é um projeto que tem como principal objetivo a preparação de jovens que querem entrar no mercado de trabalho. Há relato de diversas pessoas que passaram por esse programa e contam que realmente proporcionou diferenciais na sua vida e possibilitaram oportunidades únicas de trabalho. Ou seja, há muitos “cases de sucesso” que provam a eficácia do programa.

O projeto é baseado na lei conhecida como “Lei do Aprendizado”. Contudo, podemos especificar mais ainda e apontar como a lei 10.097/2000. Ou seja, há todo um aparato legal que protege o programa e aqueles que participam dele.

Como funciona:

Tudo bem, agora você já sabe o que é o programa Jovem Aprendiz, mas deve estar se perguntando como realmente é o programa, estou certo? Você viu que o programa está baseado em uma lei, cujo título foi especificado no tópico anterior. Portanto, deve imaginar que é um projeto de origem governamental. Se você pensou isso, parabéns, você está certo.

O programa já se espalhou pelo Brasil e conta com um repertório de mais de 26 estados. Já sobre a quantidade de instrutores, o programa surpreende ao apresentar mais de 1000 instrutores. Dessa forma, há como possibilitar uma grande quantidade de oportunidades para jovens dedicados.

Quanto eu preciso pagar?

Jovem aprendiz
(Reprodução: Jornal Contábil)

Quando vamos buscar oportunidades como concursos públicos ou qualquer oportunidade de origem governamental, costumamos pesquisar logo pelo valor de inscrição. Dessa forma, você deve ter se perguntado quanto precisaria pagar para poder participar do Jovem Aprendiz 2022.

Se você está tentando concorrer a uma vaga na posição de Aprendiz, saiba que a inscrição e o curso vão ser ofertados para você de forma gratuita. Dessa forma, há uma acessibilidade garantida para pessoas de menor renda. Com certeza é uma ação importante para expandir os horizontes daqueles com menos oportunidades e condições financeiras para bancar elas.

Irei trabalhar em qual empresa?

A empresa que você vai trabalhar, caso faça parte do Jovem Aprendiz 2022, será mediada pela organização CIEE. Ela fará o intermédio entre as empresas contratantes e os jovens interessados em ótimas oportunidades. Além disso, a CIEE também vai ofertar um espaço e matérias para você aprender tudo que vai precisar.

Eu posso participar do Jovem Aprendiz 2022?

Infelizmente, o Jovem Aprendiz não é um projeto que está disponível para todos os brasileiros. Dessa forma, há alguns pré-requisitos que precisam existir para que você possa ter sua inscrição validada. Vamos te contar o que você precisa ter para poder participar.

A idade é um filtro para saber quem pode participar do programa. Apenas jovens entre 14 e 24 anos podem se inscrever no Jovem Aprendiz 2022. Contudo, concorrentes com deficiência não tem idade máxima (que costuma ser de 24 anos, como citado antes).

Além disso, é necessário que os participantes estejam cursando o ensino fundamental ou médio. De preferência, é indicado que essas pessoas sejam estudantes da rede pública de ensino. Se o estudante estiver cadastrado no Auxílio Brasil ou no CadÚnico será um diferencial importante. 

Como dito anteriormente, você estará concorrendo a uma oportunidade de trabalho e aprendizado. Portanto, você deverá ter tempo disponível para uma carga horária de 04 a 06 horas. Caso você contemple as regras ditas anteriormente, pode se alegrar pois você poderá se inscrever no Jovem Aprendiz 2022.

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz 2022?

Se você for selecionado para ser um Jovem Aprendiz, saiba que você também terá acesso à benefícios. Afinal, você estará trabalhando. Portanto, terá acesso a direitos e benefícios que vão te ajudar a manter seus estudos e trabalhos.

A existência de auxílios é importante nessas oportunidades. Portanto, você deverá ter acesso ao auxílio transporte e alimentação. Assim como também deverá ter direito a férias após 1 ano contratado. Provavelmente sua principal dúvida quanto aos direitos é sobre o salário, então deve estar ciente que o salário poderá ir desde meio (½) até 1 salário mínimo. Confira outros direitos:

  • Contribuição do FGTS;
  • Contrato de trabalho especial;
  • Pagamento do 13°.

Diferentes instituições 

pja
(Reprodução: Salesianossp)

Algumas diferentes instituições vão ter certas particularidades. Portanto, vamos trazer algumas informações referentes à CAIXA, Bradesco È Correios. Confira nos textos disponibilizados abaixo:

CAIXA

Na CAIXA há tanto oportunidades para Jovem Aprendiz e Adolescente Aprendiz, cujo regras devem ser conferidas no site da CAIXA e entidades parceiras. Antes de você iniciar sua jornada de trabalho, você precisa estar ciente de que estará disposto a realizar tarefas básicas sob supervisão de um profissional responsável. 

Bradesco

Na Fundação Bradesco, os participantes do Jovem Aprendiz vão participar de diversas etapas da produção de tarefas dentro da empresa: desde o planejamento até a execução de tarefas. Você deverá participar de reuniões, que com certeza vão ser essenciais na construção de uma rede de contatos de qualidade.

Para se cadastrar, você deverá acessar o site Bradesco/Aprendiz para cadastrar seu currículo Aprendiz. Posteriormente, você vai cadastrar suas informações para conseguir concorrer às vagas disponíveis nesta empresa.

Correios

Se você está interessado em aprender mais sobre administração e logística, acredito que concorrer às vagas de Jovem Aprendiz dos Correios pode ser uma boa ideia. Os Aprendizes pode estar atuando como assistentes nesses setores listados.

Caso você queira concorrer a uma vaga, vai precisar clicca qui e em seguida em “inscrever-se aqui”. Depois, basta você preencher seus dados corretamente para poder estar concorrendo a sua vaga como Jovem Aprendiz 2022.

Além dessas empresas, há outras oportunidades?

Claro que sim. Caso você se interesse em se candidatar em outras empresas que não são as listadas acima, você pode encontrar oportunidades no site da CIEE que são disponibilizadas para o Brasil inteiro. Portanto, não perca suas chances e olhe todas as opções disponíveis.

+ Conheça aplicativos para assistir TV de graça!

+ Saiba como controlar a TV pelo celular!