Vale Feira: conheça o benefício e saiba como receber!

- Periklanan -

O Brasil tem uma grande quantidade de pessoas que estão classificadas como “em situação de vulnerabilidade social”. Isso é algo triste e que precisamos voltar nossa atenção. Afinal, precisamos cobrar por políticas públicas que ajudem a reverter essa situação. É com esse objetivo que projetos como Vale Gás, Auxílio Brasil e Vale Feira foram criados.

Muitas pessoas têm a triste visão de que esses projetos foram desenvolvidos para sustentar pessoas que não querem trabalhar. Todavia, é importante que seja divulgado o verdadeiro motivo da existência desses projetos: proporcionar condições para que as pessoas consigam lutar por uma vida melhor.

- Periklanan -

Afinal, sabemos que se uma pessoa não tem condições financeiras para comprar uma refeição digna, é difícil que ela consiga ir em busca de empregos. Se ela não trabalha, não consegue sustentar uma vida minimamente digna. Além disso, pessoas desempregadas geram problemas econômicos ao país. Portanto, esses benefícios são necessários.

Você conhece o Vale Feira?

vale feira
(Reprodução: Prefeitura de Itu)

Os benefícios que são desenvolvidos pelo Governo possuem diferentes objetivos. Alguns possuem objetivos mais gerais. Todavia, alguns, como o Vale Gás, possuem objetivos mais específicos. No caso do benefício que iremos conversar hoje, o Vale Feira, é um benefício com finalidade bem específica e já detalhado no próprio nome.

As feiras, tradicionalmente, são realizadas de forma mensal. Algumas famílias realizam suas feiras com frequência semanal. Entretanto, mensalmente sai mais barato. Você consegue comprar mais comidas por um valor inferior ao que estaria gastando caso realize sua feira toda semana.

Dessa forma, o Vale Feira te entrega um valor que deverá ser gasto mensalmente em alimentos da sua feira. Ou seja, estamos falando de um programa que possui, como pilar, a transferência de renda para famílias carentes conseguirem complementar a sua feira com alimentos saudáveis.

Entendemos, ainda, que o valor distribuído pelo Vale Feira não é alto. Todavia, o objetivo do Vale Feira não é custear toda a feira da família, mas sim possibilitar uma incrementação. Dessa forma, o Governo espera que esse valor consiga auxiliar as famílias a comprarem mais alimentos saudáveis, auxiliando, assim, na saúde pública.

Afinal, saúde pública não se conquista apenas com médicos disponíveis em postinhos. Para conseguir uma saúde pública eficiente, também é necessário pensar na alimentação, na saúde mental, saneamento básico e muitos outros fatores importantes. Dessa forma, é visível a importância do Vale Feira.

Qual é o valor do programa?

feira 1
(Reprodução: Prefeitura de Itanhaém)

O Vale Feira não é amplamente divulgado. Dessa forma, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual é o valor depositado mensalmente na sua conta para que você possa gastar na sua feira. Portanto, considero que este é um tópico importante para que você se mantenha informado(a) sobre o programa.

Vale lembrar que o Vale Feira não é um daqueles programas que são regulares para o Brasil inteiro. Portanto, pode haver algumas alterações a depender do estado em que você mora. Há estados que realizam uma transferência de R$50,00. Contudo, outros estados realizam uma transferência de R$100,00.

O seu primeiro pensamento ao ver este valor, provavelmente, deve ter sido que é impossível comprar uma feira inteira com os valores descritos no parágrafo anterior. Contudo, reitero que o objetivo do programa Vale Feira não é pagar uma feira inteira, apenas ajudar a complementar.

Como faço para receber o Vale Feira?

O primeiro passo para você estar apto para receber o valor do programa Vale Feira é estar inscrito no Cadastro Único. O CadÚnico é uma base de dados usada pelo Governo para conseguir ter um reflexo da situação socioeconômica do país. Além disso, também é usado para conseguir filtrar quem deverá receber benefícios sociais. 

Há alguns critérios importantes usados pelo Governo para selecionar as pessoas que vão ser beneficiadas com o Vale Feira. Contudo, o principal pré-requisito que você deve saber é que seu Cadastro Único deve estar atualizado. É recomendado que você atualize, pelo menos, a cada 24 meses.

+ Saiba como consultar seu score no Serasa!

Se você já está inscrito no Cadastro Único e suas informações estão atualizadas, agora basta você esperar que a prefeitura da sua cidade deverá entrar em contato com você caso sua família seja beneficiada. Os municípios estão disponibilizando o programa aos poucos, portanto, talvez demore.

Como uso o Vale Feira?

Ao contrário de benefícios como Auxílio Brasil, o Vale Feira não se trata de um programa de transferência tradicional, no qual você recebe um valor na sua conta bancária e pode gastar como bem entender. O beneficiário do programa deverá receber o valor em forma de ticket.

Portanto, o ticket deverá ser usado em estabelecimentos específicos que aceitam o benefício. Há alguns estabelecimentos conhecidos por disponibilizar os produtos em troca do ticket, sebagai Americanas Supermercado, iFood Mercado, Marche Mercado, Americanas Mercado Delivery Dia Mercado St Marche. Mas não se preocupe, o CRAS da sua cidade irá te informar quais estabelecimentos aceitam o benefício.

O que é Cadastro Único?

cadastro unico
(Reprodução: Desenvolvimento Social)

Você viu que possuir uma inscrição no Cadastro Único é essencial para poder ter vaga em programas sociais como Vale Feira, Vale Gás e Auxílio Brasil, além de muitos outros. Além disso, também é importante estar inscrito no Cadastro Único para receber auxílios em faculdades públicas.

Todavia, nem todos sabem sobre o que se trata esse tão famoso Cadastro Único, por isso, irei te explicar neste tópico. O Cadastro Único nada mais é do que uma base de dados que é usada para o Governo conseguir entender como está a situação socioeconômica do Brasil. Mas também é usado para conseguir 

O Cadastro Único possui uma boa facilidade para que todos consigam se inscrever tranquilamente. Contudo, há alguns pré-requisitos. Um ponto interessante é que você pode fazer sua pré-inscrição através do seu aparelho celular. Dessa forma, a inscrição presencial se tornará bem mais fácil.

Outro ponto que você deve se atentar é que deverá levar documentos específicos para conseguir efetuar sua inscrição. Caso você não tenha sua inscrição, aproveite e clique aqui para ler tudo sobre o Cadastro Único. A matéria é sobre outro tema, contudo, esclarecemos tudo sobre essa base de dados que você usará para poder receber o benefício Vale Feira.