Saiba fazer o CPF Online em 10 minutos sem sair de casa

- Periklanan -

Precisa fazer o seu CPF e não sabe como? A gente ensina você a fazer o seu CPF Online de forma gratuita, sem enfrentar filas em cartórios ou nos Correios. O seu número de CPF sai na hora e você já pode começar a usá-lo.

HAI Cadastro de Pessoas Físicas, mais conhecido como CPF, é mais uma das formas de identificação que existem no Brasil, controlado pela Receita Federal. Ele é obrigatório para pagar o Imposto de Renda, prestar concurso público, solicitar cartões de crédito e muito mais.

- Periklanan -

Antigamente, para fazer o CPF, era preciso ir presencialmente até um cartório ou agência dos Correios com um monte de documentos. Hoje em dia, as coisas estão mais fáceis até para isso, e você pode fazer o seu CPF Online de forma fácil e rápida! Aprenda como a seguir!

CPF Online: quem pode fazer e quais documentos são necessários?

Todo e qualquer brasileiro e brasileira têm direito a fazer o CPF Online, podendo ser recém-nascido ou idoso. É possível emitir o CPF Online inclusive para pessoas já falecidas, se necessário. Cidadãos estrangeiros que residem no Brasil também podem fazer o CPF Online, já que precisarão desse documento para trabalhar de carteira assinada no país.

Para fazer o CPF Online para você mesmo/a ou para alguém de quem você seja responsável, tenha em mãos os seguintes documentos: documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, etc.); Certidão de Nascimento ou de Casamento; Título de Eleitor (obrigatório apresentar entre 18 e 70 anos de idade).

CPF Online
(Imagem/Reprodução: Canaltech)

Caso quem queira fazer o CPF Online tenha 16 ou 17 anos de idade, é necessário apresentar o documento de identidade de um dos responsáveis. Para os menores de 16 anos, além desse documento, é necessário apresentar os documentos que comprovam que essa pessoa é a responsável pelo menor de idade.

Se a pessoa que precisa fazer o CPF Online é representada legalmente por outra, é necessário apresentar também a comprovação com documentos como tutela, procuração, etc. Se for uma pessoa falecida, a certidão de óbito é obrigatória.

Como fazer o CPF Online

Está com esses documentos em mãos? Então clique no perfil que representa você e siga o passo a passo que preparamos a seguir: sou brasileiro/a e moro no Brasil; sou brasileiro/a e moro no exterior; sou estrangeiro/a.

Você vai preencher o cadastro que aparece quando você clicar no seu perfil. Não se esqueça de clicar em “Enviar” depois de preencher com seus dados. O número do seu CPF vai ser informado na mesma hora e já está válido: pode começar a usar!

cpf2
(Imagem/Reprodução: Jornal Contábil)

O CPF não será mais emitido em um cartão, como antigamente. Esse número pode estar no seu RH, CNH, etc. ou você pode baixar o aplicativo do CPF Online para apresentá-lo diretamente no seu celular em lugares que o solicitem! Saiba mais a seguir!

Aplicativo do CPF Online: Pessoa Física

Hoje em dia, carregamos a nossa vida dentro do celular, não é verdade? E agora você pode carregar o CPF Online também. Baixe o aplicativo chamado Pessoa Física, da Receita Federal, em seu celular e tenha o seu CPF sempre na palma da sua mão!

Baixe aqui: ANDROID/IOS

Nesse aplicativo, além do CPF Online, você consegue emitir um comprovante de inscrição no CPF, regularizar CPFs suspensos e muito mais. Também é possível consultar informações sobre Imposto de Renda e demais assuntos relacionados ao imposto.

Nosso artigo ajudou você?

Esperamos que nosso artigo tenha ajudado você a fazer o seu CPF Online de modo fácil e rápido! Compartilhe esse texto com seus amigos e com a sua família e não esqueça de deixar os seus comentários! Visite nosso site Seri para mais conteúdos como esse!