RG Digital Baru: Cari tahu segala sesuatu tentang dokumen utama Brasil!

- Periklanan -

Descubra tudo sobre o RG Digital: o futuro principal documento dos brasileiros!

Documentos de identificação são essenciais para todos os brasileiros. Aliás, se você quiser realizar qualquer atividade que necessite de um suporte legal no mundo inteiro será preciso de documentos de identificação. A diferença é que os documentos em específico vão variar de acordo com o país que você esteja e qual a situação.

- Periklanan -

Contudo, se você está no Brasil, vai notar que só será possível realizar determinadas atividades se você possuir seus documentos de identificação. Por exemplo, ao comprar bebida, pode ser que determinados estabelecimentos solicitem seu documento de identificação para conferir sua idade.

Além disso, você vai precisar possuir seus documentos em dia caso necessite prestar concursos públicos, se matricular em instituições de ensino, receber auxílios do Governo e diversas outras finalidades. Dessa forma, é importante que você sempre tenha seu documento com todos os dados corretos e atualizados

Novo RG Digital

RG Digital
(Reproduksi: G1)

Antes de falar sobre o novo RG Digital, é importante que você saiba, primeiramente, sobre o que se trata o próprio RG. Afinal, apesar de ser algo comum no dia a dia, nem todos sabem o que é este documento. Acrônimo de registro geral, o RG é considerado o “documento mãe”. Afinal, é a partir dele que conseguimos tirar o resto dos nossos outros documentos.

O RG é considerado o documento mais importante que o brasileiro pode ter, pois representa a identidade de cada brasileiro. Ou seja, é importante que você sempre esteja com seu RG disponível para caso aconteça algum problema. Afinal, é sempre bom andar preparado(a).

No RG (registro geral) é possível encontrar algumas informações importantes sobre você, como nome completo, data de nascimento, região em que você nasceu e nome dos seus pais. Ou seja, ele consegue distinguir entre as pessoas do mundo inteiro.

Contudo, agora, a grande promessa é que o RG se torne ainda mais importante e acessível para todos os brasileiros. E claro, para facilitar ainda mais o acesso ao documento, poderá ser feito totalmente de forma digital. O documento já tem previsão para ser aceito em todo o território nacional.

União dos documentos

Já disse anteriormente que o RG é considerado o “documento mãe” e que é de extrema importância, então como essa nova versão do documento transformará ele em algo ainda mais importante? É simples, ele vai conseguir agrupar ainda mais documentos em apenas um, tornando ele algo próximo de um “documento universal”.

Através do RG Digital, você conseguirá informações sobre o RG, CPF, Título de Eleitor, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de trabalho e outros documentos. Ou seja, você não vai ter necessidade de andar com todos esses documentos, podendo estar apenas com um que consegue agrupar todos.

Valor para emitir o RG Digital

netflix 5
(Reprodução: Aconteceu no Vale)

Formalizar um novo documento nem sempre é algo prazeroso. Na verdade, normalmente tem muita burocracia e é ainda pior quando precisamos pagar por isso. Contudo, você pode ficar tranquilo(a). Afinal, o Governo Federal já garantiu que o novo documento será emitido de forma totalmente gratuita e simples.

Principais mudanças

O novo RG Digital terá algumas mudanças interessantes. Afinal, é preciso que haja alterações que justifiquem o desenvolvimento de uma atualização do documento clássico. Uma das vantagens interessantes do novo documento é que aqueles que ainda não possuem seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) vão ter um novo CPF gerado automaticamente.

A validade do RG Digital será um dos diferenciais do documento. Para os cidadãos abaixo de 60 anos, o documento terá uma validade de 10 anos. Contudo, para os que estão acima dessa idade, a renovação será optativa. Ou seja, somente irá renovar quem tiver interesse ou motivos particulares para isso.

Todos podem ter o novo documento?

Por enquanto, não. O RG Digital estará disponível para aqueles que já realizaram o processo de cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral, mas que também pode ser feito em outras instituições de identificação. Caso você ainda não tenha feito, confira no portal da Justiça Eleitoral se é possível realizar o cadastramento na sua cidade.

Como fazer?

netflix 6
(Reprodução: Jornal Contábil)

Você deve estar interessado(a) em saber como fazer o novo RG Digital, para assim ter acesso ao mais novo documento, estou certo? Se sim, vamos te ajudar a estar informado(a) sobre todos os processos. Portanto, preste atenção em todo o material que estará escrito abaixo.

Primeiro será necessário que você baixe o aplicativo do DNI. Para fazer isso, você terá que acessar a loja de aplicativos do sistema operacional do seu aparelho celular. Caso você use um aparelho Android, como Motorola, Samsung, Asus e outros, será necessário baixar através da Google Play Store. Mas caso use iPhone, vai ter que baixar na App Store.

Tendo feito isso, você vai usar o aplicativo do DNI para realizar um pré-cadastro, no qual será solicitado algumas informações. Em seguida, você irá presencialmente até um centro de atendimento cujo endereço será indicado no próprio aplicativo. Lá, você passará por uma validação dos seus dados biométricos.

Essa validação vai fazer uma análise geral dos seus dados para verificar se está tudo correto e o banco de dados da Justiça Eleitoral também fará uma confirmação dos seus dados biométricos. Tendo feito isso, você poderá emitir um DNI através do próprio dispositivo que você usou para fazer o pré-cadastro.

É obrigatório?

Por enquanto, o RG Digital não é obrigatório para todos os brasileiros. Contudo, caso você dê entrada na segunda via do documento, terá que fazer seu RG Digital. Nesse segundo caso citado no parágrafo, a criação do novo documento será exigida. Entretanto, tenha em mente que o Governo planeja expandir a emissão do RG Digital, então aproveite para adiantar o processo.

Essa matéria te ajudou?

Caso essa matéria tenha te ajudado, aproveite para compartilhar as informações com seus amigos e familiares através das redes sociais. Afinal, essas informações também podem ajudar outras pessoas. E claro, aproveite para conferir algumas das outras informações contidas no nosso portal, por exemplo, descubra como consultar sua pontuação no Serasa.

Ainda poderemos estar te ajudando de diversas outras formas, como trazendo aplicativos essenciais para que você consiga consumir conteúdos sem precisar pagar nada. Por exemplo, clique aqui e venha descobrir ótimos aplicativos para escutar música de graça.