Saiba tudo sobre leilão de carros!

- Advertising -

Você está cansado de ter que esperar no ponto de ônibus ou ter que usar aplicativos quando quer se transportar até o destino esperado? A verdade é que essa sensação é sentida por milhares de pessoas ao redor do mundo que sonham com a possibilidade de conquistar o carro próprio, seja um novo da concessionária, usado de algum conhecido ou de leilão de carros.

Há muitas vantagens em ter o carro próprio. Afinal, hoje vivemos em uma grande correria e o transporte é essencial. Pontualidade é uma qualidade muito valorizada. Portanto, chegar ao seu destino no horário correto será sempre uma atitude bem vista. Contudo, nem sempre é uma ação fácil quando você não tem carro próprio. 

- Advertising -
Entenda como funciona a venda de carro usado para particular.jpg
(Divulgação: Matel)

Aliás, algumas pessoas acabam tendo que chegar com horas de adiantamento para não perderem o compromisso no horário ideal. Além de que, o conforto do carro já é o suficiente para te convencer a ter seu próprio. Só quem já passou horas em pé em um ônibus sabe o incômodo que é. 

Dessa forma, podemos concluir que comprar seu próprio carro é sim um ótimo investimento. Contudo, é importante que você saiba as melhores fontes de venda. Afinal, carros são caros, então é sempre bom economizar. Ou seja, leis essa matéria com atenção para conhecer uma das modalidades mais interessantes para comprar seu próximo carro.

Tudo sobre leilão de carros

Antes de tudo, é importante destacar que nenhuma alternativa é perfeita. Portanto, há sim desvantagens em todas as alternativas de compra. Contudo, um leilão de carros é uma ótima oportunidade para o público que está buscando seu tão sonhado carro novo sem pagar a fortuna que geralmente é cobrada.

O principal medo dos compradores de carros sobre leilão é a qualidade do produto a ser comprado. Contudo, já adiantamos que ser vendido em leilões não significa que qualquer produto tem qualidade inferior aos vendidos em outros meios. Na verdade, normalmente as pessoas se surpreendem com a qualidade que encontram.

Esse medo é bastante proporcionado pelo desconhecido. Quando as pessoas começaram a comprar produtos pela Internet também houve esse medo. Essa modalidade de venda se popularizou há pouco tempo, por isso tantas pessoas têm receios.

honda hr v exl 2019 1
(Reprodução: Quatro Rodas)

Já adiantamos que há formas de você verificar a qualidade do produto que você está comprando em um leilão, principalmente se a modalidade que você está buscando é automóveis. Portanto, você pode riscar isso da sua lista de medos.

Eu posso comprar em um leilão?

Esse é um tópico muito importante se você quer ter seu carro novo através de um leilão de carros. Afinal, ter interesse em obter um carro não é o único pré-requisito para poder participar de um leilão de carros. 

Já adiantamos que essa modalidade é bastante acessível. Inclusive, é uma das qualidades. Entretanto, entendemos que é necessário ter alguns pré-requisitos por motivos legais. Dessa forma, vamos te listar o que tanto você precisa ter para poder comprar seu tão sonhado carro através de um leilão de carros.

  • CNH, RG e CPF;
  • Ser maior de idade (18 anos ou mais);
  • Ter cadastro prévio no site ou sede do leiloeiro;
  • Comprovante de residência (nem sempre é um pré-requisito).

Acredito que você percebeu que não são pré-requisitos muito exigentes. É o normal a ser exigido. No máximo, o que você pode ter dificuldade para ter acesso é a CNH. Contudo, se você quer um carro novo, provavelmente já possui este documento.

Você precisa conhecer bem o leiloeiro!

Já está com todos seus documentos em mãos? Se sim, agora você precisa conhecer a fonte do leilão mais a fundo. Há diferentes leilões em que você pode participar. Portanto, conhecer com detalhes cada um deles pode fazer toda a diferença na sua experiência.

Você já prestou concurso público? Se sim, então sabe que ler o edital do concurso é um passo importante nesta etapa. Portanto, ler o edital no portal do leiloeiro te dará uma visão clara sobre todas as faces que o leilão poderá assumir e ainda vai tirar suas principais dúvidas.

Há leilões online?

Será que há leilão de carros online? A resposta é fácil: sim! Essa alternativa aos leilões fez com que milhares de pessoas conseguissem participar e dar lances nos objetos que tanto sonhavam. Dessa forma, as barreiras geográficas não impedem que as pessoas tenham acesso ao evento.

Talvez você tenha medo de tentar essa modalidade na versão online. Entretanto, já avisamos que tanto leilões presenciais quanto online funcionam segundo as mesmas regras. Ou seja, a diferença é que você poderá comprar seus objetos desejados diretamente do conforto da sua casa.

Afinal, como posso comprar em um leilão de carros?

Leilão de carros
(Reprodução: Autoesporte)

Você precisa conhecer alguns pontos essenciais sobre leilões antes de ir comprar seu próximo carro. Caso haja alguma alteração no que foi descrito abaixo estará claro no edital do leiloeiro que você usará. Portanto, esteja sempre atento a estes pontos, pode te ajudar bastante.

Quando você realizar sua compra, não haverá a opção de parcelar. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de parcelar tudo que compra, então é um ponto negativo. Afinal, todo o valor precisa ser pago à vista.

Claro que o leiloeiro precisa receber algo em troca dos seus serviços. Portanto, esteja ciente que o leiloeiro recebe uma comissão de 5% do valor do arremate. Caso algum leilão específico tenha comissão maior ou menos, isso deverá estar explícito no edital.

Caso você tenha medo de comprar um carro e haver qualquer irregularidade, não se preocupe. Qualquer irregularidade, dívida e pendências deverão estar descritas no lote. Isso com certeza te ajudará a ficar mais tranquilo com sua compra, concorda?

Se você tiver qualquer pendência, seja com documentação ou qualquer ponto, você deverá resolver antes de retirar o veículo. Portanto, é importante que você esteja atento para não acabar perdendo a oportunidade de ter seu carro dos sonhos.

Caso você não pague o valor descrito na venda, então saiba que você entrará em uma lista de proibição de participar de leilões por período indeterminado. Afinal, compromisso é um dos pilares dos leilões e os valores precisam ser pagos.

Fora isso, acredito que você já sabe bem o funcionamento dos leilões. As pessoas que estão concorrendo ao objeto dão lances. Caso o maior lance dado consiga alcançar a expectativa do valor do vendedor, então o dono do maior lance será o próximo dono do carro. Agora você já sabe tudo sobre leilão de carros!

+ Conheça aplicativos para assistir TV de graça!

+ Saiba como controlar a TV pelo celular!