5 aplicativos para diminuir o gasto de dados móveis!

- Advertising -

O acesso a internet é algo comum atualmente. Antes, apenas aqueles com mais condições financeiras conseguiam pesquisar por seus interesses através dessa rede incrível que une pessoas distantes. Contudo, atualmente, até pessoas com menos condições financeiras conseguem usufruir dessas vantagens.

Até aparelhos celulares mais baratos conseguem acessar a internet. Inclusive, existem diferentes planos de dados móveis nas principais operadoras para que você assina a que mais possa te servir. Por exemplo, caso você use apenas para redes sociais, será um plano diferente do que se você usar para jogar. Afinal, os jogos usam muito mais dados do que redes sociais.

- Advertising -
internet
(Reprodução: TeleSíntese)

Acho que você sabe como é chato quando seus dados móveis estão chegando ao fim. Dessa forma, é sempre bom quando achamos formas de conseguir economizar esses dados móveis. Portanto, vamos trazer, nessa matéria, alguns aplicativos que vão te ajudar a diminuir o gasto de dados móveis.

Grande consumo de dados móveis

Os aplicativos que usamos diariamente consomem dados móveis dos nossos celulares. Quando precisamos viajar e acabamos ficando longe de redes Wi-Fi, precisamos apelar para os dados móveis e esses aplicativos acabam consumindo rapidamente boa parte do nosso plano. Dessa forma, você acaba precisando assinar um plano mais caro.

Tudo isso acontece pelo fato de que os aplicativos querem entregar o melhor resultado possível na sua experiência de usuário. E claro, isso acaba saindo caro. Publicar imagens em alta definição, baixar conteúdo rápido, receber notificações em alta velocidade: tudo isso aumenta o consumo dos seus dados móveis.

Inclusive, uma dica importante é sempre usar a rede Wi-Fi quando disponível. Ou seja, se você está usando seus dados móveis e chega em um restaurante, ative a rede Wi-Fi desse restaurante para que possa economizar seus dados. Claro que, é sempre bom que você conheça o ambiente que está se conectando.

Aplicativos para diminuir o gasto de dados móveis

Diminuir o gasto de dados móveis será importante para que você continue tendo um pouco de internet para usar quando necessário. Contudo, antes de você realizar essas tarefas, saiba que cada aplicativo pode reagir de uma forma diferente. Ou seja, talvez as imagens carregadas de um aplicativo fiquem com qualidade mais baixa, ou demore mais para funcionar. Portanto, leia atentamente quais são os malefícios que o aplicativo pode sofrer com a redução dos gastos.

Facebook

Dados móveis
(Reprodução: Droid Life)

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro. A ferramenta foi essencial para conectar pessoas que não se viam, ou ajudar a compartilhar momentos apaixonantes com indivíduos do mundo inteiro. E claro, também é muito usada para se divertir. Afinal, todos amam os memes que caracterizam o Facebook.

Para ativar o modo de economia de dados móveis do Facebook é fácil: você vai precisar acessar o menu do app, que é representado pelas três linhas horizontais. Tendo feito isso, role a tela até a parte de baixo, onde você vai encontrar “Configurações e privacidade”. Após clicar nessa opção, procure pela opção “Economizador de dados”.

Por fim, você vai precisar ativar a chave do lado do recurso citado. Contudo, é importante que saiba que o tamanho das imagens que você vai receber vão ser diminuídas. Além disso, os vídeos do feed de notícias não vão ser mais reproduzidos automaticamente.

Facebook Messenger

O Facebook Messenger é a parte do Facebook dedicada à troca de mensagens. Ou seja, é um mensageiro do aplicativo de Mark Zuckerberg. Milhões de pessoas usam ele como a principal forma de comunicação na internet. Portanto, saber como reduzir o consumo de dados móveis nele pode ser importante.

Primeiro, você terá que acessar o menu do aplicativo. Para fazer isso, você vai clicar na sua foto do aplicativo. Tendo feito isso, procure a parte que aparece o título “Preferências”. Em seguida, procure por “Economizador de dados”. Após achar a ferramenta, toque para ativar a chave. Após fazer isso, você terá que tocar na tela caso queira baixar as mídias. Ou seja, não serão mais baixadas automaticamente.

Instagram

instagram
(Reprodução: Engadget)

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo. Aliás, é difícil encontrar alguém que não use essa rede social. Milhões de pessoas usam a plataforma diariamente, inclusive para trabalhar. Portanto, acredito que seja um dos melhores aplicativos para você economizar no gasto de dados móveis.

Você vai precisar acessar a aba “Configurações” no aplicativo. Procure pela alternativa “Conta”, e em seguida, “Uso de dados do celular”. Tendo encontrado, ative a opção “Usar menos dados”. Dessa forma, os vídeos não vão ser mais reproduzidos automaticamente. Além disso, as imagens só vão ser mostradas em alta resolução quando seu aparelho estiver conectado na rede Wi-Fi.

+ Conheça esses aplicativos para assistir NBA!

+ Conheça esses aplicativos para assistir futebol!

YouTube

O YouTube é uma das plataformas de streaming de vídeos mais famosas do mundo inteiro. Afinal, você pode encontrar de tudo nessa plataforma: desde vídeos aprendendo a programar até mesmo músicas infantis. Dessa forma, você saber como poderá fazer para economizar dados neste aplicativo pode ser essencial para você.

Neste app, você vai precisar clicar na sua imagem, posteriormente, clique em “Conta”. Em seguida, selecione “Configurações”. Procure por “Geral” e ative a opção “Limitar dados móveis”. Dessa forma, a plataforma só irá exibir vídeos em alta resolução caso seu aparelho celular esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

TikTok

O TikTok é uma das plataformas de entretenimento mais usadas atualmente. Dessa forma, você saber como economizar dados móveis dentro dessa rede social vai ser incrível. Procure a aba “Eu” no seu aplicativo. Toque nos três pontos que representam o menu dentro do aplicativo. Depois em “Configurações e privacidade”. Em “Geral”, escolha a opção “Economizador de dados”. Provavelmente os vídeos vão ficar com qualidade inferior e vão demorar um pouco mais para carregar.